20
Outubro

29º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 22 de outubro

POSTADO POR ADMIN ÀS 09:51
Por Aíla L. Pinheiro de Andrade, nj

Anunciai entre os povos que o Senhor reina


Introdução geral

A liturgia de hoje ressalta que a história da humanidade está nas mãos de Deus. Interpretada à luz da fé, a história ganha seu verdadeiro significado: a salvação do ser humano.

Até mesmo as ações das pessoas que não têm fé podem ser vistas como colaborações inconscientes para o projeto de Deus. É isso que nos mostra a primeira leitura: o imperador Ciro, mesmo sem saber, fez a vontade de Deus. Situações políticas totalmente seculares podem ser usadas pelo Senhor como instrumentos para a salvação do ser humano.

Na segunda leitura, vemos que Paulo e os tessalonicenses são fiéis na difusão do evangelho. Tal fato deveria nos animar bastante, porque sabemos que, no início da Igreja, os cristãos sofriam várias perseguições. Isso significa que Deus pode servir-se até mesmo de situações adversas para realizar a salvação, porque ele é o Senhor da história.

No evangelho, Jesus traça uma linha divisória: a autoridade política tem seu campo próprio, a ordem e o bem público. Dentro desse campo, a autoridade política deve ser respeitada. Mas a autoridade política não tem o poder de exigir o que somente a Deus é devido.

Anúncio do Evangelho (Mt 22,15-21)

Naquele tempo, os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: 'Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?' Jesus percebeu a maldade deles e disse: 'Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? Mostrai-me a moeda do imposto!' Levaram-lhe então a moeda.

E Jesus disse: 'De quem é a figura e a inscrição desta moeda?' Eles responderam: 'De César'. Jesus então lhes disse: 'Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus'.

II. Comentário do texto bíblico por Enzo Bianchi

Naquela época, os fariseus me aconselharam a ver como Jesus apreendeu Jesus em seus discursos.  Então eles enviaram seus discípulos a ele, dizendo-lhes: 'Mestre, sabemos que você é sincero e ensina o caminho de Deus na verdade. Você não tem medo de ninguém, porque você não olha para o rosto de ninguém.  Então, deixe-nos ver sua opinião, é legal ou não, para prestar homenagem ao César? Mas Jesus, sabendo sua maldade, respondeu: 'Hipócritas, por que você quer que eu teste?  Mostre-me a moeda do tributo'. E eles lhe apresentaram algum dinheiro. Ele perguntou: 'Esta imagem e inscrição, quem sou eu?'  Eles disseram: 'De César'. Então ele lhes disse: 'Portanto, dê a César o que é de César e de Deus, o que é de Deus'.

Nos últimos dias antes de ser pego e sofrendo a morte vergonhosa de uma cruz, em Jerusalém, Jesus entrou em confronto com aqueles que teriam sido seus acusadores durante o julgamento. Algumas dessas controvérsias são testemunhadas pelo evangelho segundo Mateus, dependendo de Marco: a controvérsia com os fariseus e os erodianos sobre o tributo a César (cf Mt 22, 15-22), a controvérsia com os saduceus sobre a ressurreição dos mortos cf. Mt 22, 23-33), controvérsia com os fariseus sobre o maior mandamento e o senhorio do Messias sobre Davi (cf Mt 22,34-46), e finalmente um ataque preciso contra Jesus por estes opositores, estendendo-se por todo um capítulo (cf Mt 23).

Hoje, a liturgia nos oferece a história da primeira controvérsia, aquela sobre o pagamento do tributo a César. Não se esqueça, no entanto, de que Jesus já havia se encontrado antes de um problema semelhante. No capítulo 17 (vv 24-27) - infelizmente, a palavra deixada de fora no domingo, apesar de estar presente apenas em Mateus, diz-se que em Chaparnao os coletores de impostos do templo do templo se aproximaram de Pedro e perguntar-lhe: 'Seu mestre não paga o imposto?'. Pedro responde: 'Sim!' Porque Jesus não abandonou os preceitos da Torá que comandavam esse tributo (ver Ex 30: 11-16). Então, quando ele chega em casa, Jesus pergunta a Pedro: 'O que você acha, Simon? Quem são os reis da terra de quem eles estão pagando impostos e tributos?' E Peter responde: 'Dos assuntos, não da família'. Então Jesus responde: 'Consequentemente, as crianças estão isentas. Mas para evitar escandalizá-los, ir ao mar, jogar o gancho e pegar o primeiro peixe que aparece, abrir a boca e você encontrará uma moeda de prata. Pegue e entregue-o para mim e para você.'

É um texto importante porque nos revela que Jesus, sendo o Filho e sendo seus irmãos e também filhos de Deus, não precisa pagar tributos a intermediários entre Deus e eles; Ele também testifica que Jesus não quer escandalizar, tropeçar, então ele faz o que não é ruim e isso pode ser feito olhando o bem do outro. Esta história nos atesta, em qualquer caso, a obediência de Jesus à Lei: ele não é um rebelde, ele não é um contendor da Lei, e somente quando é pervertido por seres humanos, derrotando a intenção do Legislador, o Senhor , e tornando a humanidade escravos dos preceitos, então pode ser abandonada e obedecida. Em suma, aqui estão também as palavras de Jesus: 'O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado' (Mc 2,27).

Jesus presta homenagem, como Peter havia dito a esses devedores. Mas aqui os fariseus e eroders querem deixar Jesus em uma armadilha, conspirando contra ele. Por outro lado, os partidários de Herodes, o rei da Judeia que estava no poder dos romanos, portanto, colaboradores do Império, exigiram que os judeus pagassem impostos a César, ao contrário dos fariseus que, nessa matéria, tinham uma atitude variada dentro deles . Alguns eram intransigentes e, mesmo que não participassem da luta armada dos zelotes, pensavam que pelo menos não deveriam prestar homenagem à autoridade ocupante e idólatra. Outros, por outro lado, admitiram como um mal menor o sistema erarticado imposto. Nesse caso, porém, a partir de posições antitéticas, os chefes dos fariseus e dos herodianos encontram um acordo com Jesus e enviam fariseus anônimos para interrogá-lo.

Eles imitam o louvor de Jesus: eles reconhecem sua capacidade de dizer a verdade em cada situação, sua consistência entre o que ele diz e o que ele faz, não ter um olhar partidário ou temerário, falar sem levar em conta sua aparência de alguns. Mas aqui, depois desta captatio benevolente , a tentativa de fazê-lo cair: 'Mestre, é lícito ou não, prestar tributo a César?' Se Jesus respondeu negativamente, então ele mostraria que ele era um concorrente do imperador, um inimigo de Roma; se, pelo contrário, ele respondeu afirmativamente, ele poderia ser colocado entre os colaboradores do império, odiado por pessoas comuns. Mas Jesus, em vez de responder diretamente, afasta seus interlocutores: primeiro revela sua maldade e hipocrisia, perguntando-se por que eles querem tentá-lo, então pede-lhes para lhe mostrar uma moeda e questioná-los sobre o efeito impresso sobre ele e sobre a inscrição. É claro que eles respondem que a imagem e a inscrição são de César, então Jesus pronuncia a palavra famosa: 'Retorna ao César, portanto, o que é de César e de Deus, o que é de Deus, retorna (verbo apodídomi )'.

Uma frase lapidária que atravessou os séculos e muitas vezes é invocada quando surgem tensões entre o que é devido a Deus e as obrigações para com os poderes deste mundo. Na verdade, esta palavra de Jesus é profundamente compreendida e lida em primeiro lugar na situação concreta do próprio Jesus, que não é aplicada literalmente até hoje. Como não podemos lembrar, no entanto, os abusos que os cristãos fizeram sobre esse ditado? É nesta palavra de Jesus que a 'teoria das duas espadas' foi desenvolvida no Ocidente, segundo a qual a igreja, que detém o poder de Deus, respeitando César, exerce a jurisdição superior sobre os poderes deste mundo, que deve ser Eu sou: é a teocracia medieval, segundo a qual a igreja possui o poder absoluto e o rei tem um poder subordinado. Quanto ao Oriente, lembre-se da posição simétrica e oposta, o chamado Cesaropapismo, que considera o imperador, o basileus, o bispo dos bispos e o chefe supremo da igreja na Terra.

Agora, o ditado de Jesus não faz alusão a essas posições ou a posições semelhantes, e quando na era moderna a separação entre igreja e estado se tornou efetiva na sociedade, seja impondo o estado ou negociando (os acordados), de fato o problema não é foi resolvido: o poder mundano às vezes quer limitar a igreja ao espaço privado; outras vezes a igreja quer espalhar a religião civilizada que é adequada ao estado, recebendo por sua vez proteção e favores. A famosa palavra de Jesus, portanto, sempre sai de algumas verdades simples. Dizendo: 'Retorna a César o que é de César e de Deus, o que é deDeus', Jesus é mantido longe da politização de Deus e da sacralização do poder político. César não é Deus nem divino, como indicou a inscrição sobre a moeda: 'Tiberius César, filho do divino Augusto, Augusto'; Ao mesmo tempo, Deus não pode tomar o lugar de César através da instituição religiosa. Seríamos confrontados com duas formas de idolatria que desafiam o verdadeiro senhorio de Deus, ofendendo ou pervertendo. César não pode reivindicar a adoração por ele mesmo, ele não pode pretender legislar contra as crenças cristãs, que neste caso tem o dever de obedecer a Deus e não ao poder político (cf. Atos 5:29), mas tem uma tarefa Precisamente: ordenando a sociedade para que ela possa viver na lógica da liberdade e do bem comum. Podemos dizer que os deveres para com Deus são anunciados a todos, em todos os lugares e sempre, mas o que César, impostos e tributos devem ser pagos, são absolutamente pagos. Todo cristão, assim como todo filho de Israel, está em aliança com o Senhor e carrega a inscrição 'Eu pertenço ao Senhor' (cf. 44: 5), e ainda vive na polis , reconhecendo a autoridade política e obedeça-o no que não contradiz a vontade e o domínio de Deus. A moeda tem a marca da efígie de César, mas o homem carrega a imagem de Deus (ver Gênesis 1,27), então Deus deve 'se devolver' inteiramente e obedecer-lhe; Em vez disso, Cesare deve devolver o que lhe pertence, e não o coração dele!

Certamente com esta palavra, Jesus não queria resolver nossas brigas e nossas lutas políticas, pois esta é nossa responsabilidade que surge de um discernimento que devemos trabalhar para nós mesmos, como ele mesmo advertiu: 'Por que você não julga, não discerna de você O que é certo?' (Lc 12:57). Jesus não era e não queria ser um Messias político; e se ele confessou ser rei, ele imediatamente acrescentou que não era como os reis deste mundo (Jn 18,36). Ele não era um César contra César, mas ele respeitava e exigia respeitar a autoridade estabelecida e honrar seus direitos como uma autoridade humana necessária, sempre submisso à complexidade da realidade social e política em um momento exato. Por esta razão, Paulo pedirá aos cristãos que se submetam às autoridades civis (cf Rm 13,1-7, Tt 3,1), e também o apóstolo Pedro fará o mesmo: 'Caminhe de homens livres, ... como servos de Deus. Honre todos , ame seus irmãos, temente a Deus, obedeça o rei' (1 Pedro 2: 16-17). Essas diretivas apostólicas, para não serem esquecidas, são dadas em uma era de perseguição dos cristãos pelo Império Romano ...

O cristão deve, portanto, ser um cidadão leal e capaz de honrar seu dever para o Estado, mas será o servo de Deus, nunca servo dos homens ou de poderes humanos; e acima de tudo, ele se sentirá chamado a uma cidadania ( polytheuma ) no reino de Deus nos céus (cf. Fp 3:20). O cristão será fiel à terra, sem isenções ou evasões da história, sem invocar a espiritualização ou saltos 'angélicos', mas operará no mundo de acordo com a vontade do Senhor, buscando o bem comum, a liberdade, a justiça, a reconciliação, a paz. Para devolver a Deus o que Deus quer dizer para fazer dele um ser humano que não só traz sua imagem indelével, mas lhe foi feito como semelhante: esta humanidade restaurada se assemelha ao caminho da humanização!

Com essa controvérsia, o drama da paixão iminente e do processo político se aproxima de Jesus quando Jesus é acusado de 'brilhar as pessoas e impedir o tributo a César' (Lc 23, 2). Até agora, os inimigos de Jesus, que não conseguem fazê-lo cair com uma armadilha, estão determinados a acusá-lo falsamente, a fim de eliminá-lo para sempre.

O encanto do dinheiro. Este é o tema principal da instalação coletiva BGL canadense (Jasmin Bilodeau, Sébastien Giguère e Nicolas Laverdière). Os três artistas foram escolhidos para representar o Canadá na Bienal de Veneza de 2015 com o Canadissimo, uma denúncia da corrida pela acumulação de bens no Ocidente. Convido o leitor curioso a olhar as fotos nos links mais aprofundados.

A instalação que estamos considerando é uma talha dentro do Museu de Ottawa. Na cesta no topo, uma máquina lança notas bancárias canadenses de vinte dólares. Os visitantes do museu (testemunham o vídeo de instalação abaixo) deixarão de assistir essas notas flutuantes com a esperança de poderem pegar uma.

A sua queda é, no entanto, bem concebida: a máquina lança as notas para que elas flutuem na cabeça do observador, mas a força aplicada permite que elas voltem e caírem no chão atrás do balaust que o visitante não pode superar (mas apenas para sonhar para fazê-lo ...). Para as notas de banco que, por engano, caem do perímetro, há dois vigilantes prontos para recuperá-los.

O gatilho que causa esta instalação é forte: é difícil suportar a tentação de esperar pegar uma nota de banco e ganhar vinte dólares sem esforço. Este dinheiro acumulando e provocativamente acumulado sem nenhum compromisso da nossa parte nos faz considerar nossa relação com o dinheiro, possuindo e, acima de tudo, o charme que uma nota de banco tem em nossos olhos como uma promessa de poder.

Fonte: Vida Pastoral, Liturgia Diária e Monastero di Bose
fechar

Recomende:






fechar

Comentário:






separa
19
Outubro

28º Retiro - Yoga Cristã

POSTADO POR ADMIN ÀS 11:38
Caro amigo(a),

Estamos convidando você e seus amigos para o retiro de Yoga Cristã que preparamos com muito carinho. Será nos dias 3, 4 e 5 de novembro.
O valor para quem é de Campinas e não vai ficar hospedado é de R$230,00 e para quem for de outra cidade e precisar ficar hospedado é de R$360,00 Sabemos que vai gostar muito.

Teremos professores de várias partes do país.

Yoga é uma arte, uma ciência e uma filosofia; não é uma religião, porém é muito espiritual. Toca a vida do homem em todos os níveis: físico, mental e espiritual. É um método prático que dá propósito à vida, tornando-a útil e nobre.

Permite que cada parte do corpo fique em sintonia com a sua essência, levando o praticante a perceber e a experimentar o mundo dentro e ao redor de si mesmo, tocando a alegria divina de toda criação e compartilhando esse néctar divino de riqueza e felicidade com seus semelhantes.

Yoga é um amigo para aqueles que o abraçam sincera e totalmente, afastando seus praticantes da dor e da tristeza, permitindo-os viver plenamente, pegando gosto pela vida. Sua prática ajuda o corpo preguiçoso a tornar-se ativo e vibrante. Transforma a mente, tornando-a harmoniosa. Ajuda a manter o corpo e a mente em sintonia com a alma, a fim de que os três se tornem um só.

A essência do Yoga está muito mais na 'respiração' do que na intensidade das posturas. O yoguin estabeleceu uma relação de intimidade com a respiração. Mais que um(a) melhor amigo(a). A respiração estará sempre ao alcance no curso da vida. Respirar bem é fonte de calma, tranquilidade e recuperação. É ela que dá vida às posturas. Restabelecer a conexão com o ato natural de respirar proporciona as sensações de limpeza, leveza e clareza.

HAROLDO J. RAHM, SJ

Informações Gerais sobre o Retiro

Data:
De 3 a 5 de novembro de 2017.

Endereço:
Rua Dr. João Quirino do Nascimento, 1601  Jd. Boa Esperança
Campinas, SP. Referência: Perto do Shopping Iguatemi Campinas

Curso:
Duração de 16 horas com professores vindos de todo Brasil e certificados, começando dia 3 sexta às 19h30min e termina no domingo às 12h00min valor do curso R$130,00.
Se for completo o curso com hospedagem e alimentação fica em R$360,00 podendo ser dividido em 3 parcelas no cheque, pois não temos máquina de cartão.

Alimentação:
Serão quatro refeições e três coffee breaks

Hospedagem:
Quarto para três pessoas com banheiro, roupa de cama, TV, podendo ser individual dependendo da lotação.
Quem for ficar hospedado precisa fazer um deposito no valor de
R$ 130,00 referente a hospedagem:

Para Instituição Padre Haroldo
Banco do Brasil
AG 2913-0
C/C 23260-2
CGC 50.068.188/0001-88
E enviar o comprovante para e-mail: yogacristapadreharoldo@gmail.com
Ou pelo Zap 19 982654334

Mais informações:
Alexandre Fone/WhatsApp: (19) 982654334
Amanda Fone/WhatsApp: (19) 37942509

Cronograma do Yoga (sujeito à alteração)

Sexta feira
19:30 às 21:00 Padre Haroldo  Abertura e Pratica de Yoga Cristã

Sábado
6:00 às 07:00 Padre Haroldo. Yoga Cristã
07:00 às 08:00 Café
8:00 às 09:15 Dra. Nubia Maciel França. Relaxamento Físico
9:15 às 10:30 Adriana. Pratica como curar a depressão através do Yoga
10:30 às 10:45 Café
10:45 às 12:00 Juliana Cintra.  Tantra Yoga
12:00 às 14:00 Almoço
14:00 às 15:15 Maria Xavier. Pratica de Yoga Cristã
15:15 às 16:30 Madalena. Pratica de Yoga
16:30 às 16:45 Café
16:45 às 18:00 Everarda. Técnicas de respiração para saúde emocional
18:00 às 18:30 Missa com Padre Haroldo
18:30 Jantar
20:00 Filme. Prof. Hermógenes pode vir só assistir o filme com direito à pipoca.

Domingo
6:00 às 7:00 Padre Haroldo. Prática Yoga Cristã
7:00 às 8:00 Café
8:00 às 9:00 Dra. Nubia Maciel França. Relaxamento Mental
9:00 às 10:00 Clélio Berti. Prática de SwáSthya Yôga
10:00 às 10:15 Café
10:15 às 11:15 Alexandre Cunha. Avisos, entrega de certificados e foto oficial
11:15 às 11:45 Meditação Cristã. Mario Palumbo
11:45 às 12:15 Missa Com padre Haroldo
12:15 Almoço

Sábado - Atividades paralelas
09:00 Yoga inclusiva com Laura Andrade
15:00 Yoga para crianças com Karla Molan
fechar

Recomende:






fechar

Comentário:






separa
18
Outubro

São Lucas, Evangelista

POSTADO POR ADMIN ÀS 11:03
Nascido numa família pagã e convertido à fé, acompanhou o Apóstolo Paulo de cuja pregação é reflexo o Evangelho que escreveu. Transmitiu noutro livro, intitulado Atos dos Apóstolos, os primeiros passos da vida da Igreja até à primeira estadia de Paulo em Roma.

Das Homilias sobre os Evangelhos, de São Gregório Magno, papa  (Séc.VI)

O Senhor acompanha seus pregadores

Nosso Senhor e Salvador, caríssimos irmãos, ora por palavras, ora por fatos nos adverte. Com efeito, até mesmo suas ações são preceitos, porque, ao fazer alguma coisa em silêncio, dá-nos a conhecer aquilo que devemos realizar. Eis que envia dois a dois seus discípulos a pregar, já que são dois os preceitos da caridade, o amor de Deus e do próximo. 

O Senhor envia a pregar os discípulos dois a dois, indicando-nos com isso, sem palavras, que quem não tem caridade para como próximo de modo algum deverá receber o ofício da pregação. 

Muito bem se diz que os enviou diante de sua face a toda cidade e local aonde ele iria (Lc 10,1). O Senhor vai atrás de seus pregadores, porque a pregação vai à frente e depois chega o Senhor à morada de nosso espírito, quando as palavras de exortação o precedem e, por elas, o espírito acolhe a verdade. Por este motivo Isaías fala a esses pregadores: Preparai o caminho do Senhor, aplanai as veredas de nosso Deus (Is 40,3). E o Salmista: Abri caminho para aquele que sobe do ocaso (Sl 67,5 Vulg.). Sobe do ocaso o Senhor porque onde morreu na paixão, ali mesmo, ao ressurgir, manifestou sua maior glória. Sobe do ocaso, porque a morte que aceitou, ressurgindo, calcou-a aos pés. Portanto abrimos caminho ao que sobe do ocaso, quando nós vos pregamos sua glória para que, vindo ele próprio depois, vos ilumine com a presença de seu amor. 

Ouçamos o que ele diz quando envia pregadores: A messe é grande, são poucos os operários. Rogai, pois, ao Senhor da messe que envie operários a seu campo (Mt 9,37-38). Para grande messe, poucos operários, coisa que não sem imensa tristeza podemos repetir; pois embora haja quem escute as palavras boas, falta quem as diga. Eis que o mundo está cheio de sacerdotes, todavia, raramente se vê um operário na messe de Deus; porque aceitamos, sim, o ofício sacerdotal, mas não cumprimos o dever do ofício. 

Mas pensai, irmãos caríssimos, pensai no que foi dito: Rogai ao Senhor da messe que envie operários a seu campo. Pedi vós por nós, para que possamos fazer coisas dignas de vós; que a língua não se entorpeça por não querer exortar; tendo recebido o encargo de pregar, não vá nosso silêncio condenar-nos diante do justo Juiz.

Oração

Ó Deus, que escolhestes São Lucas para revelar em suas palavras e escritos o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome perseverar num só coração e numa só alma, e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Fonte: Ofício das leituras, 18 de outubro de 2017.
fechar

Recomende:






fechar

Comentário:






separa