Primeira leitura
Leitura da Profecia de Jonas 3, 1-5.10
A Igreja a lê com saltos; aqui vai o trecho seguido, Jn 3, 1-5.
1Foi dirigida segunda vez a Jonas a palavra do Senhor, nestes termos: 2Levanta-te e vai a Nínive, a grande cidade, e faze nela a pregação que eu te ordenar. 3Jonas levantou-se e foi a Nínive, segundo a ordem do Senhor. Ora Nínive era uma cidade grande, diante de Deus, que tinha três dias de caminho. 4Jonas começou a entrar na cidade, andando por ela um dia. Clamava assim: Daqui a quarenta dias será Nínive destruída. 5Os Nínivitas creram em Deus, ordenaram um jejum público e vestiram-se de saco, desde o maior ao menor.
Palavra do Senhor.
Segunda leitura
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 7, 29-31
29Eis, pois, o que vos digo. Irmãos: o tempo é breve. Resta que os que têm mulheres, sejam como se as não tivessem; 30os que choram, como se não chorassem; os que folgam, como se não folgassem; os que compram, como se não possuíssem; 31os que usam deste mundo, como se dele não usassem, porque a figura deste mundo passa.
Palavra do Senhor.
Evangelho
☩ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1, 14-20
14Depois que João foi preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus, 15e dizendo: "Está completo o tempo e aproxima-se o reino de Deus; fazei penitência, crede no Evangelho. 16Passando ao longo do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus disse-lhes: "Segui-me, e eu vos farei pescadores de homens." 18Imediatamente, deixadas as redes, o seguiram. 19Tendo passado um pouco adiante dali, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam também numa barca consertando as redes. 20Chamou-os logo. Eles, tendo deixado na barca seu pai Zebedeu com os jornaleiros, seguiram-no.
Palavra da Salvação.
É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.
O salmo responsorial e as orações da Missa não entram aqui: são textos do Missal, cuja tradução litúrgica não se pode reproduzir. As leituras vêm da Bíblia da casa; a tradução proclamada na Missa no Brasil é a da CNBB.