Pular para o conteúdo

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

domingo, 21 de fevereiro de 2027

2º Domingo da Quaresma

Domingo · RoxoQuaresma

As leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura do Livro do Gênesis 22, 1-2.9-13.15-18

A Igreja a lê com saltos; aqui vai o trecho seguido, Gn 22, 9-13.

9Chegaram (finalmente) ao lugar que Deus lhe tinha designado, no qual levantou um altar, e sobre ele preparou a lenha; tendo ligado Isaac seu filho, pô-lo no altar sobre o feixe da lenha. 10Estendeu a mão e pegou no cutelo, para imolar seu filho. 11Então o anjo do Senhor gritou do céu, dizendo: Abraão, Abraão. Ele respondeu: aqui estou. 12E (o anjo) disse-lhe: não estendas a tua mão sobre o menino, nem lhe faças mal algum; agora conheci que temes a Deus e não perdoaste a teu filho único por amor de mim. 13Abraão levantou os olhos e viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os espinhos, e, pegando nele, o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.

Palavra do Senhor.

Segunda leitura

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8, 31-34

31Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32O que não poupou nem o seu próprio Filho, mas por nós todos o entregou (à morte), como não nos dará também com ele todas as coisas? 33Quem acusará os escolhidos de Deus? Deus é que justifica. 34Quem os condenará? Jesus Cristo é o que morreu, e ainda mais o que ressuscitou, o que está à direita de Deus, o que também intercede por nós.

Palavra do Senhor.

Evangelho

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9, 2-10

2Seis dias depois, tomou Jesus consigo Pedro, Tiago e João, e conduziu-os sós, aparte, a um alto monte, e transfigurou-se diante deles. 3Os seus vestidos tornaram-se resplandecentes, em extremo brancos, como nenhum lavandeiro sobre a terra os poderia tornar tão brancos. 4Depois apareceu-lhes Elias com Moisés, que estavam falando com Jesus. 5Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: "Mestre, é bom que estejamos aqui: façamos três tendas, uma para ti, outra para Moisés, outra para Elias." 6Porque não sabia o que dizia, pois estavam atônitos de medo. 7E formou-se uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu uma voz da nuvem, que dizia: "Este é o meu Filho caríssimo, ouvi-o." 8Olhando logo em roda, não viram mais ninguém com eles senão Jesus. 9Ao descerem do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, senão quando o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Observaram esta ordem, investigando entre si o que queria dizer: "Quando tiver ressuscitado dos mortos."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

O salmo responsorial e as orações da Missa não entram aqui: são textos do Missal, cuja tradução litúrgica não se pode reproduzir. As leituras vêm da Bíblia da casa; a tradução proclamada na Missa no Brasil é a da CNBB.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.

Santo beneditino do dia