Novidade: O app Ora et Labora chegou para iPhone e Android. App disponível para iPhone e Android. Conheça →
domingo, 25 de abril de 2027
5º Domingo da Páscoa
Domingo · BrancoPáscoa
As leituras da Missa
Primeira leitura
Leitura dos Atos dos Apóstolos 9, 26-31
26Tendo chegado a Jerusalém, procurava juntar-se com os discípulos, mas todos o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo. 27Então Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos Apóstolos, e ele contou-lhes como tinha visto o Senhor no caminho, o qual lhe tinha falado, e como em Damasco pregara corajosamente em nome de Jesus. 28Desde então ficou com eles em Jerusalém, entrando e saindo, e pregando corajosamente em nome do Senhor. 29Falava e discutia com os Helenistas; mas eles procuravam matá-lo. 30Tendo sabido isto os irmãos, conduziram-no a Cesareia, e dai o enviaram a Tarso. 31Tinha então paz a Igreja por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificava-se e caminhava no temor do Senhor, e com a assistência do Espírito Santo ia-se multiplicando.
Palavra do Senhor.
Segunda leitura
Leitura da Primeira Carta de São João 3, 18-24
18Meus filhinhos, não amemos (somente) de palavra e com a língua, mas por obra e em verdade. 19Por isto conhecemos que somos da verdade e tranquilizaremos os nossos corações diante de Deus, 20seja qual for a censura que o nosso coração nos dirija, porque Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas. 21Caríssimos, se o nosso coração nos não condenar, tenhamos confiança diante de Deus; 22tudo o que lhe pedirmos, receberemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável a seus olhos. 23E (em resumo) este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, como ele nos mandou. 24O que observa os seus mandamentos, está em Deus, e Deus nele; pelo Espírito que nos deu, sabemos que ele permanece em nós.
Palavra do Senhor.
Evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15, 1-8
1Eu sou a verdadeira vide, e meu Pai é o vinhateiro. 2Toda a vara que não dá fruto em mim, ele a cortará; e toda a que der fruto, podá-la-á, para que dê mais abundante fruto. 3Vós já estais puros em virtude da palavra que vos anunciei. 4Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como a vara não pode de si mesma dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira, vós as varas. O que permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque, sem mim, nada podeis fazer. 6Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; depois enfeixá-lo-ão, lançá-lo-ão no fogo, e arderá. 7Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e ser-vos-á concedido. 8Nisto é glorificado meu Pai, em que vós deis muito fruto e sejais meus discípulos.
Palavra da Salvação.
É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.
O salmo responsorial e as orações da Missa não entram aqui: são textos do Missal, cuja tradução litúrgica não se pode reproduzir. As leituras vêm da Bíblia da casa; a tradução proclamada na Missa no Brasil é a da CNBB.
A Regra de São Bento neste dia
Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.