Pular para o conteúdo

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

domingo, 23 de maio de 2027

Santíssima Trindade

Domingo · BrancoTempo Comum (2ª parte)

As leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura do Livro do Deuteronômio 4, 32-34.39-40

A Igreja a lê com saltos; aqui vai o trecho seguido, Dt 4, 32-34.

32Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, e desde uma extremidade do céu até à outra, se aconteceu jamais coisa semelhante, se se ouviu dizer 33que um povo escutasse a voz de Deus, que lhe falava do meio do fogo, como tu escutaste, sem perder a vida; 34que Deus viesse tomar para si um povo entre as nações, por meio de provas, sinais e portentos, por meio de batalhas, com mão poderosa e braço estendido, por meio de coisas espantosas, como fez o Senhor vosso Deus no Egipto diante dos teus olhos,

Palavra do Senhor.

Segunda leitura

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8, 14-17

14Porque todos aqueles que são conduzidos pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus. 15Com efeito, não recebestes o espírito de escravidão para estardes novamente com temor, mas recebestes o espírito de adopção (de filhos), mercê do qual clamamos: "Abba, Pai." 16O mesmo Espírito dá testemunho ao nosso espírito, de que somos filhos de Deus. 17Se (somos) filhos, também (somos) herdeiros: herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; mas isto, se sofrermos com ele, para ser com ele glorificados.

Palavra do Senhor.

Evangelho

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 28, 16-20

16Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando o viram, adoraram-no eles que a princípio tinham duvidado. 18Jesus, aproximando-se, falou-lhes assim: "Foi-me dado todo o poder no céu e na terra. 19Ide, pois, ensinai todas as gentes, baptizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, 20ensinando-as a observar todas as coisas que vos mandei. Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo.

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

O salmo responsorial e as orações da Missa não entram aqui: são textos do Missal, cuja tradução litúrgica não se pode reproduzir. As leituras vêm da Bíblia da casa; a tradução proclamada na Missa no Brasil é a da CNBB.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.