Pular para o conteúdo

Novidade: App disponível para iPhone e Android. Conheça →

sábado, 29 de maio de 2027

Sábado da 8ª Semana do Tempo Comum

Féria · VerdeTempo Comum (2ª parte)

As leituras da Missa

Primeira leitura

Leitura do Livro do Eclesiástico 51, 17-27

17Por Isso eu te glorificarei, cantarei os teus louvores, e bem-direi o nome do Senhor. 18Quando eu ainda era jovem, antes de andar errante, busquei abertamente a sabedoria com a minha oração. 19Diante do templo eu a pedia, e buscá-la-ei até ao fim da minha vida. Ela floresceu (em mim) como uva temporã; 20O meu coração alegrou-se nela; os meus pés andaram por caminho direito; desde a minha mocidade tenho ido em seguimento dela. 21Apliquei um pouco o meu ouvido, e logo a percebi. Encontrei muita sabedoria em mim mesmo, e fiz nela grandes progressos. 23Ao que me deu a sabedoria, dar-lhe-ei gloria. 24Resolvi-me a pô-la em prática; tive zelo do bem, e não me envergonharei. 25Lutou a minha alma por ela, conservei-me constante em a praticar. 26Levantei as minhas mãos ao alto, e chorei a loucura da minha alma. 27Dirigi para ela a minha alma, e encontrei-a, ao procurar conhecê-la.

Palavra do Senhor.

Evangelho

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 11, 27-33

27Voltaram a Jerusalém. E, andando Jesus pelo templo, aproximaram-se dele os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os anciães, 28e disseram-lhe: "Com que autoridade fazes tu estas coisas? E quem te deu o direito de as fazer?" 29Jesus disse-lhes: "Eu também vos farei uma pergunta; respondei-me a ela primeiro, e eu vos direi depois com que autoridade faço estas coisas. 30O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei-me." 31Mas eles discorriam entre si: Se respondermos que era do céu, ele dirá: Por que razão logo não crestes nele? 32Responderemos que era dos homens?... Temiam o povo, porque todos tinham a João por um verdadeiro profeta. 33Então responderam a Jesus: "Não sabemos." E Jesus disse-lhes: "Pois nem eu tão pouco vos direi com que autoridade faço estas coisas."

Palavra da Salvação.

É sobre o Evangelho deste dia que a Lectio Divina se faz.

O salmo responsorial e as orações da Missa não entram aqui: são textos do Missal, cuja tradução litúrgica não se pode reproduzir. As leituras vêm da Bíblia da casa; a tradução proclamada na Missa no Brasil é a da CNBB.

A Regra de São Bento neste dia

Na divisão tradicional, que lê a Regra inteira três vezes por ano.