Bíblia CatólicaRegraApoftegmasCatecismoPodcastSobre

11 apoftegmas

Abade Isaías (1)

1

Disse o Abade Isaías: “Nada é tão vantajoso ao noviço como o opróbrio. Com efeito, semelhante a uma árvore regada diariamente é o noviço que sofre opróbrio e o sustenta com paciência”.

2

Dizia ainda aos que começam bem e se sujeitam aos santos Padres: “A primeira tintura não cai, é como se fosse dado sobre púrpura”. E também: “Como os ramos tenros se viram e dobram facilmente, assim também os noviços que vivem em submissão”.

3

Dizia também: “O noviço que passa de mosteiro a mosteiro, se parece com um animal que, sob o jugo, é movido para cá e para lá”.

4

Narrou também que o presbítero de Pelúsio, por ocasião de uma ceia comum (2), estando os irmãos a comer na igreja e a conversas uns os outros, os repreendeu, dizendo: “Calai-vos, irmãos; vi um irmão que come convosco e bebe tantos cálices como vós, cuja oração, porém, sobe em presença de Deus como fogo”.

5

Do Abade Isaías contavam que certa vez tomou consigo um ramo, foi à eira e disse ao proprietário da terra: “Dá-me trigo”. Perguntou-lhe este: “Fizeste a messe também tu, ó Abade?” Respondeu: “Não”. Disse-lhe então o agricultor: “Como, pois, queres receber trigo, se não fizeste a messe?” O ancião interrogou: “Por conseguintes, se alguém não faz a messe, não recebe salário?” O agricultor respondeu: “Não”. Após estas palavras, o ancião retirou-se. Ora, os irmãos, tendo observado o que fizera, prostraram-se diante dele e perguntaram-lhe porque agira dessa forma. O ancião explicou: “Fiz isso como exemplo, para mostrar que, se alguém não se esforça, não recebe recompensa de Deus”.

6

O mesmo Abade Isaías chamou um dos irmãos e lavou-lhe os pés; a seguir, lançou um punhado de lentilhas numa marmita, e, quando já tinham fervido, levou-lhas. Disse então o irmão: “Ainda não estão cozidas, ó Abade”. Este respondeu: “Não te basta já o fato de terem visto o fogo? Já isto é grande consolo”.

7

Dizia também: “Dizia também: Se Deus quer usar de misericórdia com uma alma, e ela se revolta, não suportando, mas, ao contrário, fazendo a sua própria vontade, Deus permite que ela sofra o que ela não quer, para que, desta forma ela O procure”.

8

Dizia ainda: “Quando alguém quer retribuir o mal pelo mal, pode mesmo com um simples movimento de cabeça lesar a consciência do irmão”.

9

Ao Abade Isaías perguntaram o que é a avareza. Respondeu: “É não ter fé em Deus, não crer que Ele tem solicitude de ti; é desesperar das promessas de Deus; é apetecer a grandeza”.

10

Perguntaram-lhe também o que é a detração. Respondeu: É não conhecer a glória de Deus”; e: “Inveja do próximo”.

11

De novo perguntaram-lhe o que é a ira. Respondeu: “É contendo, mentira e ignorância”.